'Destruiu meu sonho': Pacientes denunciam médico de clínica de fertilização que fugiu em meio a investigação (2024)

Atualização

Em nota enviada ao Fantástico no dia 7 de junho de 2024, a Universidade Federal Fluminense corrigiu a informação enviada à produção do programa no dia 24 de maio. A nota diz que Oluwatosin Tolulope Ajidahun possui diploma revalidado pela universidade em março de 2015, por meio do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida). A informação inicialmente divulgada pela universidade era de que o pedido do médico tinha sido indeferido, mas esse pedido se refere a um processo anterior, aberto por Oluwatosin em 2013 e finalizado em julho de 2015.

No final de 2023, Tosyn se tornou suspeito de liderar um esquema de fraude em reembolso de planos de saúde, que, segundo a Polícia Civil, chegaria a R$ 100 milhões. Ele teve bens e passaportes retidos, e depois de duas tentativas de deixar o Brasil pelo aeroporto de Guarulhos, a Justiça decretou sua prisão temporária, mas Tosyn desapareceu e está foragido.

E em meio à fuga, em dezembro do ano passado, fechou a clínica sem dar satisfação às mais de 30 pacientes que não sabem o paradeiro do material genético que estava armazenado lá.

"Ele destruiu os sonhos de muitas mulheres, de muitos casais. Esse meu único embrião, que é minha única chance de ser mãe, está em lugar desconhecido, e ele tirou isso de mim de uma forma cruel", relatou uma das pacientes do médico, que tinha 42 anos quando fez o tratamento e não quis se identificar. "Tive uma quantidade muito grande de óvulos, então foi uma festa, eu já me imaginava com meu filho no colo.

A paciente conta ainda que tinha a pretensão de, em 2024, transferir um dos óvulos congelados para o útero e tentar a gravidez, quando descobriu que a clínica estava fechada. O valor cobrado, abaixo da média de outras clínicas de reprodução, pesou na decisão dessa paciente, que fez um empréstimo para bancar o procedimento.

"Eu confiei nele, nossos olhos brilharam. E assinamos o contrato, mas a partir dali foi um filme de terror na minha vida".

Em entrevista ao Fantástico, a paciente conta que teve de ser internada e ficou 17 dias na UTI por conta dos medicamentos indicados por Tosyn.

"Eu estava com hiperestímulo na forma mais agressiva. O Tosyn me deu tanto remédio que meu ovário estava com três litros, foi água para o pulmão, paralisaram meus rins. Tive que fazer hemodiálise. Só por Deus estou aqui, porque se fosse pelo Tosyn eu estaria morta".

O risco de hiperestímulo ovariano era um risco no início das experiências sobre reprodução assistida, mas hoje é raro, segundo Edson Borges Júnior, especialista em reprodução humana.

"Para levar uma mulher ao hospital por essa causa, realmente... nos últimos 20 anos não me lembro, principalmente para a UTI. Hoje isso não acontece".

O tratamento da fertilização in vitro começa com medicações para estimular o crescimento dos folículos ovarianos. Em seguida, com auxílio de ultrassonografia, os óvulos são aspirados e são coletados espermatozoides. Seja do parceiro, ou do doador. A fertilização é feita com injeção de um espermatozoide em um óvulo. E na etapa final, um ou mais embriões são transferidos para o útero ou congelados. Entre 10 e 12 dias, um exame confirma se houve gravidez.

O Fantástico ainda conversou onze ex-funcionárias do doutor Tosyn, que relataram diversos episódios de abusos e assédio moral. Duas delas disseram que foram até ameaçadas pelo nigeriano.

"Tudo aquilo era uma grande farsa. Ele era o um homem violento. Batia nas coisas, xingava, batia na mesa, chamava a gente de 'burra', 'inútil', 'imprestável'. Fui ameaçada de tomar um tiro no meio da minha testa. Para mim, ele é um monstro. Ele brincava com os sentimentos de muitas pessoas, os sonhos de muitas famílias, pacientes que davam a vida por aquele tratamento. Vendiam casa, carro... eles colocaram o sonho delas na mão de um monstro e eu não pude fazer nada", disse uma das funcionárias.

Para Vanessa Jost, presidente da ONG Gestar, não tem como saber se o material continua dentro dos laboratórios e, se estiverem, se estão em condições viáveis para seguir com o procedimento. "Passar por uma fertilidade, ser uma tentante, já é algo que mexe muito com o emocional, porque o embrião para a tentante já é um filho".

Tosyn está registrado no Conselho Regional de Medicina de São Paulo, com diploma revalidado em 2015 pela Universidade Federal Fluminense. Ao Fantástico, a UFF disse que o pedido de validação foi negado. O site da sua clínica, a Shiloh, cita associações médicas das quais Tosyn faria parte, mas todas negam que ele seja membro.

A Anvisa disse, em nota, ter recebido denúncias sobre o possível desaparecimento de embriões da clínica Shiloh e acionado a Vigilância Sanitária de São Paulo para esclarecer a situação. A clínica teria solicitado informações sobre o encerramento de suas atividades, em dezembro de 2023, mas que a clínica não teria cumprido as exigências necessárias.

O Fantástico não conseguiu acesso com a defesa de Tosyn.

Ouça os podcasts do Fantástico

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

'Destruiu meu sonho': Pacientes denunciam médico de clínica de fertilização que fugiu em meio a investigação (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Prof. An Powlowski

Last Updated:

Views: 5953

Rating: 4.3 / 5 (44 voted)

Reviews: 91% of readers found this page helpful

Author information

Name: Prof. An Powlowski

Birthday: 1992-09-29

Address: Apt. 994 8891 Orval Hill, Brittnyburgh, AZ 41023-0398

Phone: +26417467956738

Job: District Marketing Strategist

Hobby: Embroidery, Bodybuilding, Motor sports, Amateur radio, Wood carving, Whittling, Air sports

Introduction: My name is Prof. An Powlowski, I am a charming, helpful, attractive, good, graceful, thoughtful, vast person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.